Asters são as estrelas do jardim de outono. Suas lindas flores brancas, rosa, azuis, roxas ou vermelhas em forma de margarida florescem no jardim quando pouco mais está florescendo.

Asters são as estrelas do jardim de outono. Suas lindas flores brancas, rosa, azuis, roxas ou vermelhas em forma de margarida florescem no jardim quando pouco mais está florescendo.


Quando e onde plantar áster

Luz: Asters crescem e florescem melhor em pleno sol. Algumas variedades toleram meia sombra, mas têm menos flores.

Solo: Asters crescem melhor em solo argiloso e bem drenado. O solo argiloso úmido levará à podridão das raízes e o solo arenoso seco levará à murcha da planta.

Espaçamento: Dependendo da variedade, espace as plantas com 30 a 120 centímetros de distância.

Plantio: Plante ásteres a qualquer momento durante a estação de crescimento. No sul, a primavera e o outono são os melhores para permitir que a planta se estabeleça antes do calor ou frio intenso. No Norte, plante a qualquer momento até o início do outono. Isso permitirá que as raízes se estabeleçam antes do inverno.

Escolha um local de sol pleno com solos médios a úmidos para plantas perenes de áster.
Como crescer Aster ao longo da temporada

Hábito de crescimento: Asters crescem de 30 a 180 centímetros de altura e 30 a 120 centímetros de largura, dependendo dos tipos e variedades. As plantas são eretas e espessas com folhas peludas ou lisas e flores semelhantes a margaridas.

Estacas: estacas ou gaiolas de variedades altas de ásteres, como os ásteres da Nova Inglaterra, no meio do verão para evitar que a planta tombe no outono.

Rega: Mantenha as plantas jovens bem regadas. Regue as plantas estabelecidas no verão durante os períodos secos. As plantas estressadas pela seca podem não crescer tão fortemente ou florescer tão bem no outono.

Fertilização: Asters geralmente não precisam de muita fertilidade extra se cultivadas em solos férteis. Anualmente adicione composto na primavera junto com ½ xícara de fertilizante orgânico balanceado.

Mulching: Asters são plantas resistentes e podem sobreviver facilmente aos invernos. A cobertura morta é necessária apenas em solos secos para manter os níveis de umidade do solo, evitar ervas daninhas e proteger as variedades que são marginalmente resistentes em sua área. Adicione uma camada de 5 a 8 centímetros de espessura de cobertura morta de casca desfiada ao redor da base da planta na primavera. Não permita que a cobertura morta se acumule ao redor dos caules ou pode causar o apodrecimento da copa.

Corte e Poda: Asters não requerem poda. No entanto, você pode manter as variedades mais altas, curtas e espessas, beliscando os topos no início de junho no norte e no final de junho no sul. Remova os primeiros centímetros de crescimento e a planta áster responderá com mais brotos laterais e uma planta mais arbustiva. Não belisque o novo crescimento depois do início de julho ou você removerá botões de flores para o outono. A planta mais curta e arbustiva pode não exigir estacas ou gaiolas.

Aster: cuidados de fim de temporada

Dividindo e Transplantando: A maneira mais fácil de propagar ásteres é fazer uma divisão na primavera. Isso servirá a um duplo propósito de criar novas plantas para compartilhar com os amigos e reduzir o tamanho de uma planta crescida demais. Os ásteres devem ser divididos a cada 3 a 4 anos para que não fiquem muito grandes. A primavera também é a melhor época para mover um áster existente para um novo local. Na primavera, depois que o solo derreter e as plantas começarem a crescer, desenterre a planta áster e faça divisões de 12 a 15 centímetros de diâmetro com um grupo de folhas e raízes. Se você deseja criar apenas algumas divisões, pode separar os pedaços da planta-mãe ao longo da borda da raiz, deixando a planta principal intacta. Replante a divisão imediatamente e mantenha bem regada.

Você também pode coletar e guardar sementes, mas levará alguns anos para cultivar uma planta com flores de tamanho considerável.

Corte as plantas áster no outono, depois que a folhagem amarelar a cerca de 5 cm do solo. Composte os topos.

Pragas/Doenças:A maior praga dos ásteres é a doença do oídio. Esta doença fúngica faz com que as folhas fiquem brancas, depois amarelas e morram do meio do verão ao outono. Se for grave, desfolhará a planta e reduzirá a floração. A melhor solução para o oídio é cultivar variedades de áster resistentes, como os ásteres 'Winston Churchill' e 'Blue Lake' de Nova York e o áster suave 'Bluebird'.

 Para evitar que o oídio comece, coloque as plantas mais afastadas, caules finos de plantas lotadas na primavera e use sprays preventivos. Bacillus subtilis é um spray bacteriano que combate fungos e trabalha para controlar o mofo antes que ele assuma o controle. Você também pode usar uma solução de bicarbonato de sódio de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio misturada com um galão de água com um pouco de sabão líquido. Mais uma vez, pulverize no início da temporada para evitar que o oídio se instale.