10 Dicas incríveis e essenciais para aprender a cultivar rosas vermelhas 🌹
O cuidado de rosas é mais fácil do que você pensa - qualquer um pode cultivá-las com sucesso. Plante suas rosas em um local ensolarado com boa drenagem. Fertilize-os regularmente para obter flores impressionantes. Regue-os uniformemente para manter o solo úmido. Prune estabeleceu roseiras no início da primavera. Fique atento a doenças como oídio ou manchas pretas.
Se você tem medo de começar um jardim de rosas, a verdade é que as rosas não são mais difíceis de cuidar do que outros arbustos floridos . Siga estas dez regras essenciais para aprender a cultivar rosas:
1. Comece com as raízes
Você pode comprar rosas já envasadas no solo ou como plantas dormentes de raiz nua. Cada tipo tem seus benefícios:
- Rosas de vaso: As rosas de vaso são ótimas para jardineiros novatos porque são fáceis de plantar e estabelecer rapidamente. Eles também podem ser adquiridos em viveiros locais durante a estação de crescimento. Isso permite que você as plante quando as condições climáticas forem ideais - de preferência em um dia frio e nublado.
- Rosas de raiz nua: Uma das vantagens das rosas de raiz nua é a maior seleção de variedades disponíveis. Além disso, eles são econômicos e podem ser encomendados online. No entanto, ao contrário das rosas de contêiner, as plantas de raiz nua precisam ter suas raízes embebidas durante a noite em água antes do plantio. Além disso, as raízes devem ser mantidas úmidas nos primeiros meses após o plantio.
2. Escolha suas rosas com sabedoria
Existem inúmeras classes de rosas, variando de microminiaturas a grandifloras, e de coberturas de solo a rosas trepadeiras, com algumas classes contendo centenas de variedades. Embora possa ser tentador encher seu jardim de rosas com uma ampla variedade, é provável que você acabe com uma variedade desordenada e muitas plantas para o espaço. Algumas variedades bem escolhidas lhe darão mais satisfação do que dezenas de plantas incompatíveis que não funcionam em harmonia.
3. Encontre o clima e o local certo
Para obter a melhor exibição de flores e as plantas mais saudáveis, as roseiras devem receber de seis a oito horas de luz solar diariamente. Eles também devem ser plantados em solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Em climas especialmente quentes, as rosas se desenvolvem melhor quando são protegidas do sol quente da tarde. Em climas frios, plantar uma roseira próxima a uma cerca ou muro voltado para o sul ou oeste pode ajudar a minimizar os danos causados pelo congelamento do inverno.
4. Acerte o tempo
As rosas são melhor plantadas na primavera (após a última geada) ou no outono (pelo menos seis semanas antes da primeira geada média). Plantar cedo o suficiente no outono dá às raízes tempo suficiente para se estabelecerem antes que as plantas fiquem dormentes durante o inverno.
As rosas de raiz nua geralmente estão disponíveis apenas no início da primavera e devem ser plantadas logo depois de trazê-las para casa. As rosas compradas em vasos oferecem mais flexibilidade na hora do plantio.
5. Plante corretamente
Plantar suas rosas de raiz nua ou de contêiner corretamente garantirá que elas tenham um bom começo.
- O buraco de plantio precisa ser profundo e largo o suficiente para acomodar as raízes da planta. A área precisa ter boa drenagem, já que as rosas não gostam de pés molhados.
- Misture uma quantidade generosa de composto de jardim , turfa ou outra matéria orgânica com o solo que foi removido da cova de plantio. Use um pouco dessa mistura no fundo da cova de plantio e coloque a roseira na cova.
- A copa da planta deve estar no nível do solo em climas amenos 4 a 10 cm abaixo do nível do solo em climas frios.
- Encha o buraco parcialmente com a mistura do solo e adicione um fertilizante de liberação lenta.
- Regue bem e termine de encher o buraco com o solo restante.
- Regue novamente e, em seguida, monte solo solto ao redor das bengalas para proteger a rosa enquanto ela se aclimata ao seu novo local.
- Se você estiver plantando várias roseiras juntas, espace-as com pelo menos 90 cm de distância para permitir um amplo espaço de crescimento à medida que amadurecem.
6. Fertilize regularmente
Para uma exibição impressionante de flores, uma roseira precisa ser fertilizada regularmente. Os métodos orgânicos fornecem um suprimento lento e constante de nutrientes. Aplicações mensais de composto, estrume compostado e outros fertilizantes orgânicos e naturais, como esta emulsão de peixe orgânico , funcionam bem. As emendas orgânicas também ajudam a estimular os micróbios benéficos do solo e um pH do solo bem equilibrado.
Os fertilizantes de liberação lenta, como os Spikes de Fertilizantes Orgânicos, fornecem o equilíbrio certo de nitrogênio, fósforo, potássio e outros nutrientes menores. Eles também fornecem às roseiras a nutrição de que precisam para um crescimento ideal.
Para plantas de raiz nua recém-plantadas: Aplique correções orgânicas ao solo no momento do plantio. Espere até que a planta produza suas primeiras flores para aplicar fertilizantes fortes para não queimar as novas raízes.
7. Regue com sabedoria
O solo deve ser mantido uniformemente úmido durante toda a estação de crescimento. A quantidade e a frequência da rega dependerão do tipo de solo e do clima. As rosas se dão melhor com o equivalente a 1” de chuva por semana durante a estação de crescimento. As rosas que crescem em solos arenosos precisam de mais rega do que aquelas em solos argilosos mais pesados. Condições quentes, secas e ventosas também ressecam as rosas rapidamente.
Como você rega é tão importante quanto a frequência. Para manter as rosas saudáveis, evite molhar a folhagem. Use uma mangueira de imersão, regador com um bico longo ou uma varinha de rega apontada diretamente para o solo.
8. Podar como um profissional
É quase impossível matar uma roseira por excesso de poda. Mas, se você seguir algumas regras simples, os resultados parecerão mais profissionais e resultarão em uma planta mais saudável. Muitas variedades de rosas mais novas não exigem muita poda - se houver. Um bom par de podadores de bypass (não estilo bigorna) e luvas de poda de rosas podem tornar o trabalho ainda mais fácil.
A poda principal deve ser feita no início da primavera. Para todas as rosas, comece removendo as hastes mortas ou danificadas (as que parecem marrons). Para espécimes que requerem uma poda dura, corte um terço a metade do crescimento do ano anterior até encontrar centros brancos e saudáveis dentro da cana.
Você pode podar levemente suas rosas durante toda a temporada para mantê-las bem cuidadas.
Algumas variedades de rosas que florescem exigirão o corte para estimular o reflorescimento ao longo da temporada. Corte as flores gastas de volta ao primeiro caule de cinco folhetos para promover o crescimento.
Se suas roseiras são “autolimpantes” (o que significa que não desenvolvem roseira brava), não é necessário desfolhar. As flores cairão automaticamente e as plantas continuarão produzindo mais flores.
9. Mantenha-os saudáveis
A melhor maneira de prevenir doenças de rosas é escolher variedades resistentes a doenças. Essas rosas são criadas e selecionadas para resistir às aflições mais comuns das rosas, incluindo oídio e manchas pretas.
O oídio geralmente aparece durante o verão, especialmente quando os dias são quentes e secos e as noites são frescas e úmidas. Os sinais indicadores incluem folhas que se enrolam e torcem e o desenvolvimento de uma penugem branca e pulverulenta nas folhas. Para evitar o oídio, regue as plantas ao nível do solo pela manhã, pois as folhas molhadas (especialmente durante a noite) fornecem o ambiente de crescimento perfeito. Podar uma roseira para permitir que o ar circule pela folhagem também ajuda a evitar esse crescimento pulverulento.
10. Mostre-os
As rosas há muito são valorizadas por suas lindas e perfumadas flores de corte. Mas nenhuma rosa é mais bonita do que aquelas colhidas frescas em seu próprio jardim. Aqui estão algumas dicas para preservar suas rosas cortadas:
- As rosas duram mais quando são cortadas imediatamente após o estágio de botão, quando as pétalas começam a se abrir.
- Use podadores manuais ou tesouras de jardinagem com lâminas afiadas para cortar os caules sem danificar seus canais de captação de água.
- Corte as rosas quando estiverem frescas e hidratadas (de manhã ou à noite), não quando a planta estiver estressada com o calor.
- Recorte as hastes das rosas antes de colocá-las em um vaso. Isso ajuda a eliminar as bolhas de ar que os impedem de absorver água. Além disso, corte as hastes em um ângulo de 45 graus para que não fiquem planas no fundo do vaso.
- Retire todas as folhas inferiores que caem abaixo da linha de água para evitar o apodrecimento e o crescimento bacteriano. Acima da linha d'água, deixe o máximo de folhagem possível, o que ajudará a retirar a água.
- Troque a água com frequência - diariamente, se possível - para remover qualquer bactéria. Também corte novamente as hastes das flores a cada poucos dias para melhorar a absorção de água.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
0 Comentários